domingo, 17 de abril de 2011

Amor?

Por ser uma obra mais madura recomendo esse filme aos meus alunos de Filosofia.

****
Ontem fui ao cinema como quem não quer ir ao cinema, ou seja, ontem fui ao cinema meio que pra matar um tempo que insiste em permanecer vivo. 
Na hora de escolher o filme tive curiosidade por um cartaz que de forma irônica me surpreendeu com o titulo AMOR?


 

Já havia visto vários filmes com este titulo, seguido de outros complementos, mas a palavra AMOR assim crua e direta parecia muito mais séria. Outro fato que me chamou a atenção foi o fato desse filme ser dirigido pelo João Jardim - o mesmo que dirigiu "Pro dia nascer feliz" um documentário sobre educação lindíssimo – talvez isso tenha me convencido de assiti-lo. Não li a sinopse do filme e entrei na sala de cinema curiosa e assustada, afinal  um documentário sobre amor  é no mínimo muito interessante e instigante.  Pra começar o documentário apresenta atores interpretando os depoimentos, o que além de ser uma novidade pode se tornar uma grande ousadia. Adorei as interpretações de Mariana Lima , Ângelo Antônio,  Julia Lemmertz  e Lilia Cabral.
Percebo agora que tinha medo de saber mais sobre o amor do que eu devo ou receber alguma informação traumatizante sobre o amor. 
Mesmo com medo gostei muito do filme, ele discute o entrelaçamento amor e violência, e não apenas a violência física como a psicológica também. Depoimentos como os interpretados pelo Angelo Antonio e pela Leticia Colin, me fizeram pensar como a violência psicológica pode ser tão cruel como a fisica. Sai da sala de cinema meio perturbada, afinal atrelar o amor a violência é algo muito complexo e ao mesmo tempo muito honesto.
O filme me trouxe novos questionamentos, certamente eu e os vários expectadores do filme repensamos, ontem na frente da tela de cinema, o que é o amor e onde ele pode chegar.






Nenhum comentário:

Postar um comentário