sexta-feira, 15 de abril de 2011

A revolução dos bichos.

Esse livro entrou na minha vida quando meu professor de História da oitava série, um dos professores de  que me fizeram escolher a profissão que eu tenho hoje, resolveu sortea-lo na sala.Torci muito pro meu nome sair, mas como não fui sorteada, apenas morri de inveja do ganhador do livro. Mantive a vontade de le-lo por muito tempo.
Sempre li muito, principalmente na adolescência, mas não foi na tenra idade que li este livrinho. Na verdade eu já tinha acabado a faculdade quando me vi diante de sua leitura agradavel e direta. Durante toda leitura sempre me lembrava da importância que o professor atribuia a este livro e ao seu escritor: George Orwell.






George Orwell, escritor, jornalista e militante político, participou da Guerra Civil Espanhola na milícia marxista/trotskista e foi perseguido junto aos anarquistas e outros comunistas pelos stalinistas. Desencantado com o governo de Stalin, escreveu “A Revolução dos Bichos” em 1944. Nenhum editor aceitou publicar a sátira política, pois, na época, Stalin era aliado da Inglaterra e dos Estados Unidos. Só após o término da guerra, em 1945, é que o livro foi publicado e se tornou um sucesso editorial.

O livro e respectivamente o filme, que hoje assiti junto com a 8ª A, contam a história da Granja do Solar que é tomada pelos seus animais e é tranformada na Granja dos Bichos. A história faz uma critica  a Revolução que ocorreu na Russia e seu desenrolar, pois progressivamente a revolução comandada pelos animais  se transforma  numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos.
São claras as referências a referência ao Estado russo: o velho Major seria Lênin, o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve (Snowball) seria Trotsky, Sansão (Boxer) seria o povo russo e os eventos políticos também se assemelham ao que ocorreu na U.R.S.S.
Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20. A fábula de George Orwell é uma fábula sobre o poder. Na próxima semana promoverei um debate das idéias do filme, em sala, para perceber o quanto da história de Orwell os alunos se apropriaram. 

Mandamentos do Major:

“Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo.

O que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo.
Nenhum animal usará roupa.
Nenhum animal dormirá em cama.
Nenhum animal beberá álcool.
Nenhum animal matará outro animal.
Todos os animais são iguais.”




Alteração dos mandamentos:



Nenhum animal dormirá em cama com lençóis.
Nenhum animal beberá álcool em excesso.

Nenhum animal matará outro animal sem motivo.
 “ TODOS ANIMAIS SÃO IGUAIS, MAS ALGUNS 
ANIMAIS SÃO MAIS IGUAIS DO QUE OS OUTROS”


 
Até logo:)


Nenhum comentário:

Postar um comentário