domingo, 10 de abril de 2011

Amor e revolução.

Muitos alunos tem comentado comigo a estreia da novela Amor e Revolução do SBT.





Antes de postar por aqui sobre o assunto visitei o blog da trama: http://amorerevolucao.webnode.com/ pra esclarecer uma duvida que me atormentava: o termo revolução é usado pelo autor por um equivoco (tipo xou da xuxa) ou o autor reconhece a implantação da ditadura como uma revolução? 
Pelo que vi no blog e pela quantidade de vezes que a palavra é utilizada por lá, acho que realmente o termo revolução não foi confundido pelo autor, ele é usado por diversas vezes, algo extremamente errado e de uma maneira também constrangedor já que o que aconteceu não foi uma revolução ou seja uma mudança total ou radical das estruturas, foi a consolidação do sistema econômico capitalista através de um sistema repressivo.

Revolução é uma grande 


transformação ou uma mudança


radical.



Aristóteles descreveu dois tipos de revolução política:
  1. Completa mudança de uma constituição para outra
  1. Modificação de uma constituição existente.


Bom mesmo achando um pouco sem graça as produções do Tio Silvio, sexta feira eu dei uma olhadinha nos cinco últimos minutos da novela. Já sabia que como outras produções a novela terminava com depoimentos, mas o que me surpreendeu foi justamente neste dia os depoimentos serem dos integrantes da Ditadura: Sebastião Curió R. De Moura e Jarbas Passarinho, o primeiro foi um dos co-responsáveis pela inteligência (ou pela falta de inteligência) da ditadura e é responsável pela morte de dezenas de pessoas no Araguaia durante o regime militar, o outro foi signatário, ou seja assinou o decreto que deu origem ao AI-5.


É curioso e ao mesmo tempo corajoso mostrar depoimentos dos dois lados.


Aos que querem um aval pra assistir a novela, eu o darei, não por gostar da novela ou da formatação do assunto, mas porque eu acho que informação histórica sempre é bem vinda. Lógico que faz parte  selecionar algumas informações, pra não se reproduzir ideias erradas ( por exemplo essa trama é uma história de ficção onde  a história de amor é o foco principal e a ditadura o pano de fundo, não pense que tudo que acontece nela aconteceu de verdade). Quando tiver duvida sobre um acontecimento pesquise, converse, vá atrás, é a curiosidade que forma os maiores historiadores.


Pra pensar e tomar suas próprias conclusões:



“A revolução de 64 foi um atendimento das forças armadas a um chamamento do povo, “a marcha da familia com Deus pela liberdade”, nas grandes cidades pedia as forças armadas que desce um basta aquela situação em vivia o país a ameaça da implantação de uma ideologia comunista no país(...)O exercito não tomou a iniciativa, as forças armadas atenderam um pedido do povo na rua.”
(Coronel Sebastião Curió - trecho do depoimento na novela Amor e Revolução- 08/04/2011)








Um comentário:

  1. Puta esta novela,eu acho bacana apesar da censura ela revela muitas coisas,mais ao meio.Inclusive tenho dois amigos que esta no elenco,assisto picado mais td bem!
    Alê saudades,incrível q pareça acho que sou o único?
    bjos

    ResponderExcluir