domingo, 24 de abril de 2011

Como Estrelas Na Terra - Toda Criança É Especial




Estou plenamente encantada com um dos filmes mais sensíveis e adoráveis produzidos para abordar a educação. Chorei compulsivamente em diversos momentos, fiquei comovida com a semelhança do personagem principal com várias das crianças que me deparo diariamente. O mais incrível é que este filme foi rodado na Índia , feito em Bollywood – os lendários estúdios indianos de produção cinematográfica – e é tão próximo das crianças do Brasil, alias ele é próximo da realidade infantil do mundo todo.




Se contada assim simplesmente a história do filme chega a ser boba ou simples demais, mas é uma das obras mais sensíveis que eu já tive noticia. O filme conta a história de um aluno dislexo que não consegue aprender. Seu pai, por não entender o processo de aprendizagem e pensar que o problema do seu filho é o mimo da mãe e a falta de disciplina, acaba  o encaminhando para um internato. O menino após chegar próximo a depressão absoluta, pois mesmo no internato ele não consegue aprender, encontra um professor que quer e decide ensina-lo. A semelhança entre os dois é unica: os dois tem dislexia. Mesmo com um enredo até certo ponto maniqueísta, o filme emociona com cenas extremamentes simples e bem produzidas, a musica que envolve praticamente toda a trama conduz os momentos de esperança, tristeza, encantamento, enfim é um filme que todo mundo devia assistir.









Titulo Original: Taare Zameen Par – Every Child is Special
Título Traduzido: Como Estrelas Na Terra-Toda Criança É Especial
Gênero:Drama
Duração: 2h42min
Diretor: Aamir Khan
Ano de Lançamento: 2007



Taare Zameen Par –filme da produção de Bollywood – conta a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida. Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período  e corre o risco de repetir de novo. As letras dançam em sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção. Seu pai acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita rudez e falta de sensibilidade. Após serem chamados na escola para falar com a diretora, o pai do garoto decide levá-lo a um internato, sem que a mãe possa dar opinião alguma. Tal atitude só faz regredir em Ishaan a vontade de aprender e de ser uma criança. Ele visivelmente entra em depressão, sentindo falta da mãe, do irmão mais velho, da vida… e a filosofia do internato é a de disciplinar cavalos selvagens. Inesperadamente, um professor substituto de artes entra em cena e logo percebe que algo de errado estava pairando sobre Ishaan. Não demorou para que o diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e vontade de viver. O filme é uma obra prima do até então ator e produtor Aamir Khan.





Uma das cenas que mais me emocionou foi a cena em que o professor de artes retrata o aluno como ele deveria ser: feliz. Alias a arte é redentora para o pequeno  Ishaan, ela mostra a todos que ele é um garoto inteligente e possuidor de diversas habilidades. Essa obra de arte diz muito no filme






O que é dislexia? 


É um dos distúrbios de aprendizagem, de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no dominio da linguagem, como dificuldades na decodificação, soletração e fluência na leitura das palavras e dificuldade na codificação e fluência ao escrever. Essas dificuldades aparecem apesar do individuo frequentar a escola e não possuir diagnostico de prejuizo de nível intelectual. Nem toda criança com déficit de aprendizagem é dislexa, não devemos confundir com casos de indivíduos de inteligência limitada, com baixa estimulação sóciocultural ou problemas atrelados a questões de natureza emocional. 

(Texto adaptado de Tânia Freitas)



Informações sobre a dislexia nos seguintes sites:
http://www.dislexia.org.br/
http://www.abcdislexia.com.br/

Assistam !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário